Rio e Merkel em sintonia: Crise em Itália e Espanha é um "problema grave"

Rui Rio e Angela Merkel estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira no Four Seasons Hotel Ritz, em Lisboa, onde discutiram, essencialmente, a forma como a crise em Espanha e Itália pode afetar os restantes países europeus.

 

Aos jornalistas que o esperavam à saída da reunião, o líder do PSD confessou que a chanceler alemã tem as mesmas preocupações quanto ao clima instável que se vive em alguns países europeus.

“A crise espanhola e, principalmente, a italiana são preocupantes para Portugal e para toda a Europa. Obviamente se houver problemas em Itália e em Espanha, e isso já se está a sentir, as taxas de juro disparam na Europa e Portugal tem aqui, não no imediato, mas tem um problema grave para resolver”, disse Rui Rio à saída do Four Seasons Hotel Ritz.

Na opinião do presidente do PSD, "no prazo mais alargado, que é o prazo que este Governo tem que vem desde 2015, aquilo que poderia ter sido feito era um esforço orçamental maior no sentido da indicação que damos ao mercado".

"Nós não podíamos, em dois, três anos baixar a dívida de uma forma brutal, eu não sou demagogo. Agora poderíamos ter feito de uma forma mais incisiva e um pouco mais rápida, embora o valor da dívida fosse menor, mas não muito menor, os sinais que nós dávamos aos mercados, ao mundo, à Europa eram sinais mais sólidos", criticou.

Recorde-se que Itália está a viver uma crise política e económica que se agravou nos últimos dias com  Giuseppe Conte a renunciar ao cargo de primeiro-ministro, depois de o Presidente, Sergio Mattarella rejeitar o nome de Paolo Savona, o eurocético para ministro da Economia. Já Espanha vive há longos meses um clima de incertezas com a questão da independência da Catalunha.

O presidente do PSD, Rui Rio, chamou também a atenção de Angela Merkel, para a necessidade de Portugal recuperar a perda prevista nos fundos de coesão, considerando que este encontro foi muito positivo para o país.

 

Angela Merkel chegou esta quarta-feira a Portugal para uma visita oficial. Depois de ter estado com António Costa ontem e na manhã de hoje com Rui Rui, a chanceler alemã vai ser recebida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.


Agora no Ar
Enquete
O que pensa da Rádio
Otima
Boa
Regular
Ruim
Não Sei Dizer
Ver resultados

As mais pedidas
1
Mississipi
Bandalusa
2
Noite
David Lota
3
Viva a vida
Manuel Mota
4
Som de Cristal
Marante
5
Policia de Trânsito
Tony Garcia
7
Gaivota
Amália Rodrigues
8
Igreja de Santo estevão
Fernando Mauricio
9
Mentirosa
Fusiforme
10
Emigrante
Conjunto Maria Albertina

Estatisticas
Hoje: 2
Esta Semana: 32
Este Mês: 163
Total de Acessos: 2093
 
 
  Propriedade da Rádio Susanense - Todos os Direitos Reservados   PAGE UP SOLUTIONS Streaming e Hospedagem